O Problema

Mais que uma fornecedora de água

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) tem como objetivo principal a melhoria contínua da qualidade de vida da população do Espírito Santo. Uma das ações que a Cesan realiza para atingir esse objetivo é captar, tratar e distribuir água própria para consumo à população, bem como devolver a água utilizada em condições para ser recebida pela natureza, sem oferecer riscos para o meio ambiente. Entretanto, apesar de ser a atividade principal pela qual é conhecida, a atuação da Cesan vai muito além. A Companhia preserva nascentes e áreas verdes remanescentes; recupera matas ciliares, beira-rios, córregos e nascentes; implanta reservatórios que garantam o abastecimento no campo e nas cidades no período de escassez; despolui mananciais com as ligações às redes de esgoto; e contribui para a economia de água trabalhando pela mudança dos hábitos de consumo. No ano de aniversário de 50 anos, era preciso comunicar à população capixaba que o trabalho da Companhia vai muito além da captação, tratamento e distribuição da água – então a campanha institucional Cesan foi a solução.

A Estratégia

Com uma campanha institucional forte, a FIRE mostrou que a Cesan faz mais do que a população imagina.

Para mudar essa percepção sobre a marca Cesan, a FIRE desenvolveu uma campanha institucional forte, com presença em diversos meios on e off. Nas peças era preciso abordar os temas relacionados às outras atividades da Companhia. Um dos objetivos era mostrar que, por meio de investimentos, obras e programas, a Cesan contribui com ações efetivas para conservar o meio ambiente e melhorar a prestação dos seus serviços para a sociedade.

Muito além da captação e tratamento de água.

A Solução

Cuidado onde a água e a vida precisam

A Fire criou uma campanha institucional com o tema “Onde tem água e tem vida, tem Cesan.” No filme foram abordados assuntos como preservação, recuperação, construção de reservatórios, proteção e preservação do meio ambiente, além do uso racional da água, colocados em prática através de apoio ao Programa das Águas e da Paisagem, melhoria do Sistema de Guarapari, obras de saneamento, Campanhas Educativas e do Sistema Reis Magos. Nas cenas, um efeito sobre as imagens simula um delicado movimento de ondulação da superfície da água, conferindo um aspecto poético ao filme.
Para a criação da estratégia de mídia, foi preciso entender quais os meios de comunicação estão mais presentes na vida do capixaba para determinar a distribuição da verba. Os meios com maior penetração nas cidades em que a Cesan opera foram a TV, jornais, revistas, rádio e a internet. Dentro do ambiente digital, além de banners, foi criada uma plataforma de conteúdo em parceria com a Rede Gazeta que ficou ancorada nos portais Gazeta Online e G1, informando sobre dicas de economia de água e informando a população sobre as ações da Cesan em prol do nosso meio Ambiente.

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