O Problema

Aumento no índice de retirada da poupança

O Banco do Estado do Espírito Santo, Banestes, é uma instituição pública, que tem compromisso com o cidadão, mas também possui um forte viés de mercado, pois oferece aos seus clientes produtos e serviços que concorrem com outras instituições financeiras privadas. O primeiro desafio da parceria com a FIRE foi comunicar um desses serviços, a poupança, em uma campanha de varejo para o Banestes. Segundo matéria do G1, durante o ano de 2015, os brasileiros retiraram cerca de R$ 53 bilhões desse investimento – o pior resultado da história do Banco Central. Diante deste fato, o Banestes precisava estancar a fuga de clientes no segundo semestre de 2016.

A Estratégia

Promoção comercial com foco na poupança

Para estimular a utilização da poupança do Banestes, o banco adotou como estratégia uma promoção comercial que sorteava entre os participantes 10 prêmios mensais de R$ 3 mil. A FIRE precisava comunicar as vantagens da Poupança Banestes, com destaque para seu principal chamariz, a possibilidade de ganhar a quantia anunciada.

Em um cenário econômico desvantajoso, a campanha de varejo foi um sucesso e trouxe resultados reais para o Banco.

A Solução

Uma campanha forte e vendedora

Com um jingle animado, o filme criado para a campanha de varejo informava a distribuição de 10 prêmios de R$ 3 mil por mês para os participantes da promoção Poupança Premiada Banestes e exemplificava situações cotidianas de uma família, como uma viagem em um final de semana, a reforma da casa ou a compra de uma TV novinha.
Além de um hotsite com as informações mais detalhadas, a campanha contou com mídia em TV, anúncios em jornais, outdoor, cartazes, panfleto, folhetos com o regulamento, mídia online de performance em portais e nas redes sociais, comunicação nas agências bancárias, entre outras peças.
O objetivo foi alcançado. O trabalho fortaleceu as ações de retenção de clientes e contribuiu na recuperação e atração de novos investidores. Resultado: o crescimento médio foi 2% maior do que o consolidado nacional, índice muito acima do esperado. Nas palavras do presidente da época, Guilherme Gomes Dias, o resultado representa “o excelente desempenho na captação da poupança, fonte estável para o Banco”. Os dados foram computados até outubro de 2016 e apresentavam as informações de depósitos e retiradas. O saldo da carteira continua evoluindo atualmente e o volume de depósitos superou o de retiradas.

DEIXA QUE A GENTE PÕE LENHA NA FOGUEIRA.

Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato.

*Preenchimento obrigatório.