O Problema

Comemorar os 50 anos valorizando a marca

O Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) atende empreendedores de micro e pequenos negócios, pequenas e médias empresas, no campo e na cidade, por meio de soluções de crédito. Sua missão social é financiar investimentos produtivos e estruturar soluções que viabilizem empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo. E após tantos anos cumprindo essa missão, o aniversário de 50 anos do Banco era uma data que merecia uma comemoração especial. A FIRE foi então presenteada com o desafio de criar a campanha institucional Bandes em comemoração ao aniversário, reafirmando o posicionamento da marca como o Banco que está sempre presente, apoiando os empreendedores capixabas e, consequentemente, apoiando o desenvolvimento de todo o estado.

A Estratégia

Mostrar que o trabalho dá resultado

Melhor do que falar sobre os próprios feitos é mostrar o resultado do trabalho realizado. Essa foi a premissa que norteou a elaboração da estratégia para a campanha. A FIRE queria mostrar aos capixabas por que o Bandes é tão importante para o desenvolvimento do estado, tangibilizando o trabalho da instituição para a melhor compreensão do público.

Com uma campanha de forte apelo emocional, mostramos que o Bandes faz muito pelas famílias capixabas.

A Solução

Uma família que prosperou por gerações com o apoio do Bandes

No Espírito Santo existem muitos negócios familiares. Empresas com décadas de histórias, muitas que começaram com o apoio do Bandes. Nada melhor que uma história real para mostrar o trabalho do Banco. O filme da campanha conta a história da Família Marion, de Iconha, que há 30 anos fez o primeiro financiamento com o Bandes para a compra de máquinas para a oficina. Os Marion fabricam e vendem os produtos em um loja de esquadrias de madeira e tornaram-se referência no município. A história da família Marion é também a história de muitas famílias capixabas que puderam contar com o apoio do Bandes para se desenvolver e crescer em seus negócios. Um banco “Presente no passado e no futuro dos capixabas.” Para mostrar que o investimento do Bandes financia o empreendedorismo, dá apoio para colocar ideias em prática e traz riqueza para o estado, foram criadas diversas peças, todas com o selo comemorativo de 50 anos criado pela agência. Com foco no endomarketing e outros públicos estratégicos, a FIRE criou um calendário e um organizer com a cara da campanha para serem distribuídos. A campanha contou com meios pensados para melhor representar a ideia criativa e que também gerariam o melhor resultado de recall possível para o Bandes. Assim, foram criados filme para TV, spot para rádio (com força no interior, visto a sua proximidade com as comunidades urbanas e rurais), anúncios em jornais e revista falando com os formadores de opinião, mídia exterior, e a potencialização da comunicação no ambiente digital, com banners de internet e post. Além disso, foi criado um cartaz e, em uma parceria com os Correios, foram desenvolvidos materiais comemorativos com a marca dos 50 anos: selo e carimbo para correspondências.

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