O Problema

Uma doença silenciosa

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres. Quando diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são maiores. Mas no Brasil as taxas de mortalidade pelo câncer de mama ainda são elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios mais avançados. Com a proximidade do mês de outubro, época de luta e conscientização contra o câncer de mama, a FIRE recebeu o desafio de criar uma campanha criativa e que tocasse o público em relação à importância do diagnóstico precoce. Assim foi desenvolvida a estratégia digital do Hospital Santa Casa.

A Estratégia

Agir em segredo, assim como o câncer

Apesar de ser uma ferramenta muito importante, por estimular o autoconhecimento do corpo, o autoexame não é a melhor maneira de detecção precoce do câncer de mama. Isso porque, assim como outros tipos, um dos principais perigos do câncer de mama é a sua forma de ação, em segredo. A doença geralmente começa de forma silenciosa e apresenta sintomas apenas em estágio mais avançado. Por isso é muito importante detectá-la no início, com a realização de exames periódicos como a mamografia. Para ilustrar como o câncer age em segredo, a FIRE criou uma ação pioneira, aproveitando um aplicativo também utilizado para segredos: o Secret, famoso por permitir o compartilhamento de mensagens de forma anônima.

Com um aplicativo para compartilhamento de mensagens anônimas, a FIRE mostrou como o câncer age nas pessoas.

A Solução

Um perfil falso em um famoso aplicativo

No início da ação, o perfil criado pela agência começou a compartilhar frases de duplo sentido revelando suas más intenções em relação a alguém. Esse comportamento gerou revolta entre os usuários que, inicialmente, pensavam se tratar de uma pessoa real falando sobre seu relacionamento. Em outubro, a verdade foi finalmente revelada com a mensagem: “Não deixe o câncer continuar agindo em segredo. Previna-se. Santa Casa de Vitória”. Esse foi o conceito que a FIRE criou para a Santa Casa utilizar no período de outubro a novembro, meses de campanhas contra os cânceres de mama e próstata, para conscientizar e divulgar seus serviços à população.

DEIXA QUE A GENTE PÕE LENHA NA FOGUEIRA.

Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato.

*Preenchimento obrigatório.